A língua japonesa possui 4 tipos de escritas: Kanji, Hirogana, Katakana e roma-ji.
Kanji são ideogramas criados na China e introduzidos no Japão, existem milhares de Kanji o que torna um grande obstáculo para aprender e memorizar, mas conforme você vai usando os mais usais você acaba decorando.
Pra você ter uma idéia de Kanji veja a imagem abaixo:
Esse Kanji se chama : Ai , que significa amor, é um kanji muito famoso visto em tatuagem, amuletos, adesivos e etc.
Hirogana são fonogramas de 46 letras, criados no Japão e muito usado em adjetivos e verbos. Muito dos substantivos que são de origem japonesa são em Hirogana mas a graça que um substantivo pode se tornar um tal Kanji. Por exemplo do Kanji Ai - em Hirogana se torna : あい.
Lembrando que apesar da diferença da escrita, a pronúncia (a fala) continua a mesma.
Katakana são fonogramas de 46 letras, criados no japão, utilizados para escrever palavras de origem estrangeira (nome de pessoas, países, produtos, nomes científicos.
Apesar de possuir mesmo nº de letras de hirogana, nunca um katakana pode se tornar um hirogana, apesar o modo de pronunciar serem mesmas mas na escrita é bem diferente.
Por exemplo do Kanji 愛 (Ai) não se descreve esse Kanji em Katakana porém se for pela pronuncia seria: アイ.
Um exemplo de uso de Katakana é meu nome William que é de origem estrangeira : ウィリアン.
E o meu sobrenome que é de origem japonesa seria em hirogana: おぐら.
Bom, agora último tipo de escrita é o rôma-ji que se refere ao alfabeto latino ou romano, graças a romanização na escrita japonesa é o que nos ajuda muito a como pronunciar em japonês como nós vimos no exemplo do Kanji 愛 em rôma-ji é nada menos é AI e o exemplo do meu nome
ウィリアン se pronuncia UIRIAN em roma-ji.
Agora que você aprendeu um pouco do 4 tipos de escritas, próximo post vamos conhecer o alfabeto em Hirogana e conhecer algumas das primeiras palavras em Hirogana :) É isso ae :)
またね!