quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eu esqueci a minha mochila no metrô do Japão e agora ?

Ae galera, mais um post falando da experiência que tive quando esqueci a minha mochila dentro do metrô, para começar, eu estava indo para Brazilian Day que até teve Luan Santana (não faço gosto de ouvir após o show).

Quando peguei a linha JR Sobu Line em Funabashi, eu fiquei de pê e resolvi deixar minha mochila na parte superior. Quando apareceu o espaço para sentar, sentei, e depois chegar na estação de parada que no caso foi Yoyogi Station, saí do vagão e esqueci a minha mochila. Foi 1 minuto para perceber que tinha esquecido minha mochila no vagão. Com ajuda de amigos, fomos aonde sempre tem um posto de informação do lado da catraca, uma amiga que sabe nihon-go falou com um funcionário da estação e o funcionário perguntou o horário que saiu da estação, número do vagão, qual linha e direção. Depois, o funcionário informou que o mesmo trem voltaria 15 minutos depois para Yoyogi e que poderíamos verificar dentro do vagão.
Verificamos dois trens vindo e sem sucesso, minha mochila desapareceu. Pedi aos meus amigos irem na frente para eu voltar ao posto de informação, mas como meu nihon-go é péssimo do péssimo, sem sucesso eu conseguir falar o que queria mas o funcionário (um outro) deu número de itens e perdidos que até atende em inglês, chinês e koreano. Sorte que sei inglês. Então fui para Brazilian Day sem minha mochila que só tinha a câmera digital da Sony que custava 30 mil ienes, ainda bem que os documentos, celular e as chaves estavam todos no meu bolso auuha que sorte ;)



(Foto tirado pelo smarthphone)

Dois dias depois, no meu yasumi, resolvi ir ao final da estação de Sobu Line, que no caso é Nakano (não Nagano). Na estação de Nakano fui no posto de informação tentar pegar informação, a funcionária sabia falar um pouco de inglês, mas ambos misturamos jp-english hahau foi complicado, mas parece que ela não conseguiu achar a minha mochila, com as informações que tinha num livro de anotações que ela estava vendo, e após isso falou para ligar para Itens e Perdidos para tentar localizar a mochila porque já não estava na estação. Ao certo,primeiramente, era para eu ligar para Itens e Perdidos antes de ir para Nakano.



Então, em Nakano, liguei para Itens e Perdidos falando em inglês, uma atendente japonesa pergunta "No que eu posso ajudar ?", falei para ela, eu esqueci a minha mochila no vagão na JR Sobu Line, depois ela pergunta detalhes de  qual dia/linha/ direção/estação/vagão/horário/objeto perdido. Todos os detalhes são importantes, principalmente os objetos deste a cor ao tamanho e também o modelo, eu não lembrava o modelo da minha mochila, foi complicado, apenas falava que a mochila era preta dentro tinha a Camera da Sony de tal modelo e desodorante de papel. 30 minutos de conversa depois, atendente pediu para esperar que ela iria verificar o item. Enquanto isso chovia e fui numa galeria na frente da estação.



Tempo depois, a atendente ligou e falou que a mochila não está mais na estação de Nakano que estava sendo transferindo para Estação de Tokyo, era tudo o que queria saber, mas não podia ir direto para Tokyo, ela pediu para ir no dia seguinte e que ligasse novamente avisando horário que vai retirar objeto e depois ligar para avisar que retirou o objeto, acho que ela explicou 3 vezes isso...


Então, no dia seguinte fui para Tokyo, minha primeira vez indo para estação de Tokyo, mas nunca ia imaginar o tão grande era aquela estação, acho que bem maior que aeroporto de Congonhas (SP-Capital), tinha até esteira para ajudar pessoas com bagagens e etc, claro, é principal estação de Japão. Foi complicado achar onde fica achado e perdido, mas consegui. Cheguei no local, falei com um atendente japonês, mas parecia que não sabia falar inglês, mas depois pra entender um pouco do que ele falou e mais o papel que estava em inglês, era só escrever e depois esperar pra retirar.



Para minha felicidade, a mochila estava na estação com câmera, desodorante e até moeda de 5 centavos que nem sabia que tinha uhaha Após isso, só elogios como as coisas funcionam aqui no Japão, coisa que em São Paulo, dificilmente conseguiria recuperar, fiquei puto feliz da vida, principalmente pela camera nova que tinha comprado em Akihabara. Foi uma bela aventura, aprendizado e oportunidade até conhecer lugares, principalmente depois, fui passear ao redor da estação de Tokyo, tirando fotos com a câmera recuperado (esses turistas hein).







*Esse post era pra ser publicado 8 meses atrás, gomenasai pelo atraso né :)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Abura-Zemi - A Cigarra Japonesa.

Isso ae galera, estou de volta postando depois de 4 meses eu acho hauhua mas enfim, hoje o assunto será sobre um inseto, uma cigarra, e não um cigarro (aquele que fuma)... recebi uma visita inusitada dias atrás, e resolvi postar, primeiramente pelo facebook e agora pelo blog que não postava há tempos.


PhotoPhoto


No Japão, quando está verão, as coisas esquentam auhua claro, o calor aumenta, mas o que mais aumenta também são os barulhos incansáveis dessa cigarra chamada : Abura-Zemi (油蝉 em Kanji, アブラゼミ em katakana). O significado de Abura - pode se definir em dois: oléo e a cor marrom e o Zemi é mesmo de cigarra, mas o que tem oléo haver com esse tipo de cigarra ? o barulho ... o som que o macho da espécie emite, seria quase o mesmo que você fritando algo em uma panela cheio de oléo (jiijjijiiiiiiii).



Os machos emitem o som, para atrair a fêmea para acasalar.

O mais incrível que pareça que esse tipo de inseto vive mais de 5 anos, veja o video Abura-Zemi passando para fase-adulta:


Até que antes da fase-adulta parece uma barata hauhaua



A foto acima é da varanda do meu quarto, eu moro no sexto andar e esses insetos parecem que gostam de altura.