quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Abura-Zemi - A Cigarra Japonesa.

Isso ae galera, estou de volta postando depois de 4 meses eu acho hauhua mas enfim, hoje o assunto será sobre um inseto, uma cigarra, e não um cigarro (aquele que fuma)... recebi uma visita inusitada dias atrás, e resolvi postar, primeiramente pelo facebook e agora pelo blog que não postava há tempos.


PhotoPhoto


No Japão, quando está verão, as coisas esquentam auhua claro, o calor aumenta, mas o que mais aumenta também são os barulhos incansáveis dessa cigarra chamada : Abura-Zemi (油蝉 em Kanji, アブラゼミ em katakana). O significado de Abura - pode se definir em dois: oléo e a cor marrom e o Zemi é mesmo de cigarra, mas o que tem oléo haver com esse tipo de cigarra ? o barulho ... o som que o macho da espécie emite, seria quase o mesmo que você fritando algo em uma panela cheio de oléo (jiijjijiiiiiiii).



Os machos emitem o som, para atrair a fêmea para acasalar.

O mais incrível que pareça que esse tipo de inseto vive mais de 5 anos, veja o video Abura-Zemi passando para fase-adulta:


Até que antes da fase-adulta parece uma barata hauhaua



A foto acima é da varanda do meu quarto, eu moro no sexto andar e esses insetos parecem que gostam de altura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário